segunda-feira, 21 de março de 2016

Apresentação nos 85 Anos da Associação Fukuhaku de Suzano!


Olá amigos! Foi com muita alegria que no ultimo dia 20/03/2016 me apresentei no aniversário de 85 anos da Associação Fukuhaku de Suzano. A Associação Nigiu-Go de Moços foi fundada oficialmente em 23/01/1935 no Bairro das Palmeiras (Fukuhaku), município de Suzano, há 81 anos, por vinte e cinco (nigiu-go) jovens agricultores (imigrantes japoneses), para através da entidade congregarem todas as famílias e unidos, superarem as enormes dificuldades que se apresentavam em terra estranha, com língua, cultura, clima e alimentação desconhecidas. Não obstante os obstáculos, tiveram êxito e gradativamente foram se organizando com diretoria de adultos (Nihon Jin Kai), departamentos de mulheres (Fujin- Kai) e departamento de jovens (Seinen- Kai). 

Nas décadas de 1.950 à 1.980, essa entidade congregava aproximadamente 400 famílias de agricultores, totalizando 2.000 pessoas. Em que pese, a gradativa saída de jovens (filhos) para as cidades, na busca de outras profissões, mas notadamente em virtude da alta inflação, à partir de 1.990 a atividade hortifrutigranjeira teve uma drástica redução e a entidade foi perdendo os associados;Os residentes no Bairro das Palmeiras, continuam na Entidade que, mudou a denominação décadas atrás para Associação Nikkey do Bairro das Palmeiras, mas por tradição e cultura muitos a chamam de “Fukuhaku Sonkai” ( Fukuhaku: Bairro das Palmeiras e Sonkai: Associação para todos). Apesar do número reduzido de agricultores, os associados mantém uma sede social e campo esportivo de primeira grandeza, muito bem conservados e com o aumento de idosos, há anos a entidade criou o departamento de idosos (Rôjin- Kai).

Foi também nos campos da Associação Fukuhaku de Suzano que iniciou o Gatebaal do Brasil. O gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki. Suzuki tinha esse jogo originalmente concebido para crianças acima de tudo, mas os idosos estão entusiasmados com Gateball, porque esse esporte pode ser praticado mesmo em idade avançada, enquanto que a aptidão física é melhor se desenvolveu, contudo, fácil de aprender e não muito exigente fisicamente, ele está lentamente se tornando um esporte de gerações. Em 1987 foi criada a South American Gateball Union inicialmente com Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, e Peru. Em 1991 foi criada a Asia Gateball Union com Japão, China, Coreia do Sul, e Taiwan.

Gateball é bem aceito, não só para os idosos, mas também é adequado para pessoas com deficiência. Por exemplo, a Gateball Association of Chinese Taipei, em Taiwan, em 2004, existiam cerca de 200.000 jogadores de gateball, hoje, com uma idade média de 60 anos. Existem 5.000 equipes e cerca de 8.000 árbitros. Em adição, existiam 2004, em Taipei, cerca de 60 equipes de pessoas com deficiência, que jogaram como o Gateball cadeira de rodas. Em todo mundo o gateball hoje é jogado em todo o mundo por mais de 8 milhões de habitantes, dos quais 6 milhões só no Japão.

Quero deixar registrado os meus sinceros agradecimentos ao Ueno-san e ao casal Mishima pelo carinho e pelo apoio que sempre me oferecem! Quero também parabenizar a Associação Fukuhaku de Suzano pelo aniver´sario e também pela belissima festa que contou com vários representantes da colônia japonesa brasileira, inclusive o Consul Geral do Japão, o Excelentissimo senhor Takahiro Nakamae. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!
Domo Arigatou Gozaimasu!!