segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Participação no 47º Toyo Matsuri na Praça da Liberdade (SP)


A origem do Toyo Matsuri se confunde com a história do próprio bairro da Liberdade. No dia 27 de novembro de 1969, o bairro recebeu sua primeira festa organizada pela comunidade nipo-brasileira, com a apresentação de dança típica “bon odori”. No ano seguinte, em novembro, o viaduto da Rua Galvão Bueno foi batizado de Viaduto Osaka, em homenagem ao convênio firmado um ano antes. No início de dezembro desse ano (1970), a Praça da Liberdade e parte da Galvão Bueno recebem mil galhos de salgueiro trazidos do Japão pelo vice-presidente da Associação de Confraternização da Liberdade (antigo nome da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade ACAL), Tsuyoshi Mizumoto. Os galhos enfeitaram o bairro, que participou do concurso de decoração de ruas, que a prefeitura promovia anualmente. A festa com o bon-odori é realizada todos os anos, agora no início de dezembro. Essa festa tinha como objetivo inicial, atrair os consumidores para o bairro, na época que antecedia o Natal. Surge no início da década de 70, a idéia de transformar o bairro da Liberdade num bairro oriental, mais abrangente do que um bairro japonês, e a prefeitura adotou o nome de “Bairro Oriental da Liberdade”. Daí o nome de Toyo Matsuri (Toyo significa Oriental, e Matsuri significa Festival).
A Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) realizou neste fim de semana (5 e 6 de dezembro), a 47ª edição do Toyo Matsuri – Festival Oriental. A estimativa foi de um público estimado em cerca de 100 mil visitantes nos dois dias de programação. Segundo o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, “trata-se de um dos principais eventos da cultura japonesa e que costuma atrair uma grande multidão ao Bairro Oriental”. Segundo ele, o objetivo do Toyo Matsuri é agradecer os visitantes que costumam freqüentar a Liberdade durante todo o ano. “Hoje, o Bairro Oriental, com o o próprio nome sugere, reúne não só a comunidade japonesa como também a chinesa e a coreana. Graças a essa união é que a Liberdade é considerada atualmente um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo”, explica Ikesaki.
Neste ano a grade de apresentações que embelezaram o evento nos dois dias abrangeu diversos representantes da comunidade japonesa brasileira. Houve apresentações dos mais diversos tipos de danças tipicas, taiko, artes marciais e muita música. A animação ficou por conta dos apresentadores Karen Taira, Teddy Shigueyama, Elio Fujita e Mayumi Takahashi. No sábado também houve a apresentação por parte do Paulo Miyagui e Mieko Senaha da Radio e Tv Nikkey. 

Entre os cantores que representaram a música japoensa, além dos talentos mirins Teddy Shigueyama e Karen Taira, tivemos apresentação do Takeshi Nishimura, Bruno Maessaka, Mariana Suzuke, Kaori Kanegawa e Ricardo Nakase. Bandas como Elisios e Yes Band também passaram pelo palco do Toyo Matsuri. 

Eu tive a grande honra de participar no sábado em dupla com a linda e talentosa Kaori Kanegawa e no domingo numa apresentação solo marcando a despedida do meu figurino comemorativo dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil Japão. Agora deixo o verde e amarelo para incorporar um novo figurino que estreei no mesmo dia em um evento posterior. Infelizmente por problemas tecnicos a Banda Uchiná não pode fazer a apresentação prevista para o sabado. Probelmas com o gerador impossibilitaram a ligação dos equipamentos da banda, mas não faltarão oportunidades. 

Quero deixar registrado o meu grande agradecimento e os parabéns à Rosa Matsushita, que coordenou as apresentações nos dois dias de evento com maestria e também à ACAL pelo grandioso evento que chega à 47º edição. 

Confiram algumas fotos deste que é um dos maiores eventos da colônia japonesa de São Paulo. 


Com o fã Rafael Diniz!

Praça cheia nos dois dias de evento!

Com os apresentadores e grades amigos Mayumi Takahashi, Karen Taira, Teddy Shigueyama e Elio Fujita.

 Com o Naoki Takeda, ator da novela Chiquititas. 

Com a maravilhosa Rosa Matsushita!!

 Enorme gratidão aos voluntarios que ajudam a realizar os eventos da colônia japonesa!

Um agradecimento especial ao meu irmão Cezar que me acompanhou na correria desses dois dias de shows!! 
Apresentação em dupla com a linda Kaori Kanegawa no dia 05/12. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário!
Domo Arigatou Gozaimasu!!